Vantagens do CDC: para empresas e clientes

Vantagens do CDC: para empresas e clientes

CDC: Crédito Direto ao Consumidor

Pensando em oferecer novas formas de pagamento para os clientes que não conseguem pagar à vista por seus produtos ou serviços? Para não deixar eles na mão, você precisa conhecer as vantagens do CDC. Uma modalidade de crédito para o cliente que traz facilidade para a hora da compra e contribui diretamente com o faturamento da sua empresa.

Continue neste post para entender o que é CDC e como ele pode se tornar um aliado para aumentar a satisfação do cliente e também as vendas do seu estabelecimento. Boa leitura!

O que é CDC?

Antes de explicar o que é CDC é importante lembrar que a mesma sigla assume dois significados diferentes no mercado: Código de Defesa do Consumidor ou Crédito Direto ao Consumidor. 

Embora ambos se tratem de soluções voltadas ao consumidor, eles possuem significados distintos. Enquanto o primeiro é a lei que estabelece normas de defesa e proteção do consumidor, o segundo é um empréstimo que funciona como financiamento de bens duráveis.

Neste conteúdo, vamos nos ater ao significado do CDC como linha de empréstimo. Mas se quiser consultar informações sobre o Código de Defesa do Consumidor, é só acessar este link.

Pois bem, vamos lá.

Crédito Direto ao Consumidor

No setor financeiro, o CDC é uma linha de crédito que funciona como um financiamento para que o cliente consiga fazer compras, adquirir produtos ou serviços com pagamento parcelado. Com a facilidade que oferece, o consumidor pode comprar o que quiser sem que precise pagar o valor total da aquisição no momento da compra.

Em outras palavras, funciona como uma forma do cliente fazer a compra tranquilamente mesmo sem ter cartão de crédito ou limite disponível. Uma grande facilidade para o consumidor.

Exemplos de CDC

Compras parceladas no cartão de crédito e crediário para financiamento de veículos podem ser consideradas como CDC. Por isso mesmo, essa é uma das modalidades de empréstimo mais conhecidas no mercado. Mas existem ainda vários outros exemplos como é o caso do boleto para pagamento à prazo.

Como vender por CDC

Para fazer vendas por CDC basta contratar esse serviço de financiamento através de um banco, instituição financeira ou operadora de crédito como a SB Parcelado.

Quando sua loja contrata essa solução financeira para o cliente, ela dá à operadora de crédito a garantia de que o consumidor vai efetuar o pagamento. Em contrapartida, a operadora oferece essa facilidade de compra para que possa aumentar suas vendas.

Em geral, o processo de implantação de CDC em uma empresa acontece de acordo com as seguintes etapas:

  1. A empresa interessada contrata o CDC em uma operadora de crédito de sua preferência
  2. Pode acessar o sistema de modo direto ou integrar à loja
  3. Realiza treinamentos com vendedores
  4. Cadastra as taxas no sistema
  5. E inicia as operações, oferecendo essa facilidade de compra ao cliente

A partir do momento que a sua empresa passa a oferecer o Crédito Direto ao Consumidor, o cliente pode fazer suas compras por meio de pagamento parcelado no carnê. Isto é, sem que precise ter esse mesmo valor disponível em conta ou no cartão de crédito. Assim, ele pode adquirir o que quiser e fazer seu pagamento à prazo.

Para o consumidor, essa linha de crédito envolve uma taxa de juros fixada no momento da compra. Contudo, ela não muda ao longo das prestações. É importante lembrar que logo no início do contrato ele tem ainda a cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) incorporada.

Vantagens do CDC

Para ficar mais fácil de entender o que é CDC, na prática, e como vender por meio do crédito ao consumidor conheça suas vantagens para clientes e empresas.

Para clientes

Algumas das vantagens do CDC para clientes:

  • Comodidade de realizar a compra sem precisar usar ou ter limite no cartão de crédito
  • Dinheiro fácil de se obter, sem tanta burocracia
  • Facilidade de adquirir o que quiser sem ter que fazer o pagamento à vista
  • Flexibilidade nas condições de pagamento
  • Juros menores que os do cartão de crédito e cheque especial
  • Possibilidade de antecipar parcelas ou quitar a dívida antes do prazo
  • Ter acesso a taxas adaptadas ao perfil financeiro do seu cliente

Para a sua empresa

Já para o seu negócio, contratar CDC reúne vantagens como:

  • Aumentar as opções de pagamento
  • Dinheiro fácil para a empresa, que vai receber o valor da compra de modo integral
  • Economia, visto que é uma operação sem custo para a empresa
  • Mais facilidade para o processo de vendas
  • Se destacar da concorrência ao diversificar as formas de pagamento oferecidas
  • Redução do risco de fraude e/ou inadimplência (e das preocupações com elas)
  • E, assim, aumentar o faturamento

Desvantagens

O único ponto de reflexão do Crédito Direto ao Consumidor acaba sendo para o cliente, e é o mesmo da maioria das linhas de crédito e financiamentos disponíveis no mercado: uma pequena taxa de juros conforme o número de parcelas aumenta. Mas não é algo que cause preocupações ao cliente final. Afinal, muitas vezes aumentar as parcelas é necessário para esse cliente.

E ainda, a sua empresa não precisa se preocupar com os impactos da inadimplência em seu caixa, caso ele deixe de pagar as parcelas contratadas. 

Isso porque a própria operadora de crédito se responsabiliza em fazer essas cobranças dos clientes. A única preocupação do seu negócio, então, é receber o dinheiro do pagamento e, claro, contabilizá-lo em seu fluxo de caixa como faria naturalmente.

Conclusão sobre as vendas por CDC

Oferecer pagamento por CDC aos clientes é uma decisão estratégica para a empresa, que traz uma série de vantagens para o consumidor e que pode auxiliar a aumentar as vendas. Dinheiro fácil para o cliente, que pode comprar seus produtos à prazo, e para o seu negócio, que recebe o pagamento integral um dia útil após a compra.

Que tal começar a usufruir todas as vantagens do CDC em sua empresa? Aproveite para conhecer uma opção de Crédito ao Consumidor que funciona de modo totalmente digital, rápido e seguro.

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