Por que oferecer outras formas de pagamento aos clientes?

Por que oferecer outras formas de pagamento aos clientes?

Formas de Pagamento

Já parou para pensar que as formas de pagamento se tornaram uma estratégia financeira capaz de turbinar as vendas da sua empresa? Basta reparar nos meios oferecidos pelos players que mais têm crescido no mercado. Muitos deles têm em comum uma grande variedade de métodos de pagamento. Algo que vai muito além de dinheiro, cartão de débito ou cartão de crédito.

Ainda mais poderosas em tempos de recessão econômica, as formas de pagamento impactam diretamente na decisão de compra do consumidor. 

Afinal, por mais que ele queira muito realizar a compra, são grandes as chances que abandone o carrinho caso não encontre métodos de pagamento que caibam em seu bolso.

É o que também acontece quando o cliente quer fazer uma compra, mas não possui limite no cartão ou ainda não possui essa linha de crédito. Certamente, a próxima atitude dele vai ser desistir e ir em busca de um concorrente que atenda a sua necessidade.

E, acredite, essa desistência já soa familiar para a maioria dos brasileiros. Segundo o levantamento Retail Reimagined, da Adyen, 7 em cada 10 consumidores já abandonaram uma compra por não poder pagar como queriam. 

Impressionante, não é mesmo?

No entanto, oferecer outras formas de pagamento, como o crédito para clientes, é uma forma de evitar desistências e aumentar as vendas. Saiba mais sobre o assunto ao longo deste post.

12 motivos que fazem um consumidor desistir das compras

Para entender os hábitos de compras de consumidores, nada melhor do que analisar o que dizem as principais pesquisas de mercado. E, claro, pensar em novas estratégias para contornar os desafios que impactam na experiência do cliente para aumentar as vendas.

Começando pelas pesquisas, elencamos a seguir os insights revelados pela Adyen, Baymard Institute, ReadyCloud e Reclame Aqui. Quatro pesquisas de organizações diferentes, mas que ajudam a facilitar o entendimento sobre as principais razões para o abandono de carrinho.

Vamos aos motivos mais comuns:

  1. Cartão de crédito recusado
  2. Checkout longo e complicado em lojas virtuais
  3. Demora no atendimento
  4. Erros e falhas no site
  5. Falta de confiança no site
  6. Formas de pagamento insuficientes
  7. Frete caro
  8. Impossibilidade de checar o valor total da compra antes do checkout online
  9. Longas filas para pagar
  10. Obrigação de criar uma conta para comprar online
  11. Prazo de entrega muito longo
  12. Website lento

Sua empresa já passou por algum? Pois bem, é sempre hora de mudar.

4 dicas poderosas para contornar a desistência dos clientes

Para resolver esses problemas comuns à experiência de compra, a dica é investir na atenção aos detalhes envolvidos e no planejamento de novas estratégias. Isso vale tanto para suas operações comerciais quanto financeiras.

Confira a seguir as nossas dicas de como contornar esses desafios e aumentar as vendas:

1. Melhore a qualidade do serviço

Uma reclamação muito comum entre a maioria dos consumidores, hoje, é sobre a qualidade do atendimento prestado pelas empresas. 85% dos brasileiros já desistiram de uma compra em decorrência de um serviço ruim, de acordo com a Adyen.

Melhorar a qualidade do serviço se torna, então, uma necessidade tanto em lojas físicas quanto virtuais. Lembrando, claro, que segundo o mesmo levantamento 7 em cada 10 consumidores desistem do carrinho de compras online por dificuldades ao realizar o checkout. Portanto, as melhorias podem ser feitas tanto em ambientes físicos quanto em e-commerces.

2. Integre as vendas on e offline

Grande parte de problemas como produtos fora de estoque, longas filas para o atendimento, entre outros, podem ser resolvidos com a integração dos canais de venda. 

Quando a sua empresa faz essa unificação logística, o cliente consegue saber até mesmo quando o produto que ele quer estará disponível na loja ou deve chegar a sua casa.

No entanto, tenha em mente que a palavra-chave da vez é: facilitar. Faça o exercício de se colocar no lugar do consumidor para entender o que pode ser melhorado e integrado para elevar a satisfação dele.

3. Ofereça a possibilidade de compras por impulso

Outro dado curioso da pesquisa da Adyen revela que 73% dos brasileiros já desistiram de uma compra porque não puderam fazê-la quando foram impactados. 

Então, seja em um story no Instagram ou em um post impulsionado no Facebook ele precisa ter acesso a essa facilidade. No mundo das vendas isso é chamado de comércio contextual ou compras por impulso.

4. Diversifique as formas de pagamento

Outro poderoso aliado para aumentar as vendas é a diversificação das formas de pagamento que a sua empresa já oferece ao cliente. Isto é, oferecer outros métodos para que o consumidor possa escolher aquele que melhor atende as suas atuais necessidades financeiras.

Um exemplo é o que chamamos de CDC (Crédito Direto ao Consumidor), que nada mais é do que uma um modelo de empréstimo feito por lojas, cooperativas de crédito e bancos. Muito comum na forma de crediário, ele acontece quando sua empresa oferece uma quantia de crédito para o cliente e o pagamento pode ser parcelado em até 24 vezes.

Mas, com o avanço da tecnologia, existem ainda várias outras possibilidades para melhorar a experiência de compra do cliente e a gestão financeira da sua empresa. Cabe a você escolher as formas de pagamento mais adequadas para os perfis de clientes do seu negócio.

Que tal turbinar as suas vendas?

Repensar as estratégias financeiras de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) é, sem dúvida, algo cada vez mais necessário para turbinar as vendas.

Como vimos ao longo deste post isso pode significar desde melhorias no atendimento ao cliente até otimizações no checkout e a oferta de novas formas de pagamento.

E aí, quais dos motivos que mais levam os consumidores a desistirem de comprar da sua empresa? E qual das nossas dicas pretende colocar em prática para contornar o problema?

Se a resposta for sobre as formas de pagamento, temos uma dica extra para você: conheça a SB Parcelado! Com a nossa solução sua empresa pode oferecer novas formas de pagamento aos clientes e ainda ter garantia de recebimento nas vendas a prazo. 

Com a SB Parcelado, seus clientes compram a prazo e você recebe à vista. 

Quer dar adeus à inadimplência e ao mesmo tempo alavancar as vendas ao facilitar a vida do consumidor com a oferta de novas formas de pagamento? Aproveite para conhecer tudo o que a SB Parcelado traz como vantagem para a sua empresa!

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