Novas formas de pagamento: os benefícios para empresas que oferecem mais opções aos clientes

Novas formas de pagamento: os benefícios para empresas que oferecem mais opções aos clientes

Novas formas de pagamento aumentam lucratividade

Com os impactos da pandemia na economia brasileira, oferecer novas formas de pagamento ao consumidor se tornou mais do que estratégia… tornou- se um diferencial competitivo. Uma forma de facilitar a vida do cliente que quer comprar, mas está passando por dificuldades financeiras e, também, aumentar o faturamento da empresa.

Determinante na decisão de compra, as formas de pagamento devem responder às necessidades do consumidor. Isto é, apresentar condições que caibam no seu bolso e ajudem a efetivar a compra e não que se tornem fator de desistência.

Quer saber mais sobre os benefícios de diversificar as formas de pagamento e como essa inovação impacta na experiência do cliente? Continue neste post.

7 benefícios de diversificar as formas de pagamento de uma empresa

Confira quais são os principais benefícios de repensar as formas de pagamento que você está oferecendo para os seus clientes:

1. Atrair mais clientes

O primeiro benefício de diversificar as formas de pagamento é justamente atrair mais clientes para o seu negócio, seja comércio ou serviço. E o motivo é muito simples: quanto maior a variedade de opções disponíveis, maior o público que pode ser atendido e também melhor a experiência cliente. Se ele tiver uma experiência positiva, tenderá a voltar mais vezes.

2. Facilitar a vida do consumidor

Formas de pagamento diversificadas refletem diretamente em uma experiência de compra mais satisfatória para o consumidor. 

Para ele é uma grande facilidade poder comprar os produtos ou serviços que precisa através dos meios que melhor atendem às suas necessidades. Assim sendo, as chances que realmente efetive uma compra são muito mais altas.

3. Evitar desistências de compra

Diversificar as formas de pagamento também é uma solução para contornar barreiras que impedem a realização de compras. Evitam a desistência e, assim, o abandono do carrinho.

Imagine que um cliente recorrente está sem dinheiro em conta, sem limite no cartão de crédito e você só oferece pagamento por débito ou crédito. As perdas neste caso são duas: sua empresa deixa de receber e o consumidor desiste da compra por não encontrar uma opção viável.

Pode ser que, na próxima oportunidade, ele opte por comprar do concorrente que dispõe de formas de pagamento variadas e que atendem melhor às necessidades dele.

O mesmo vale para aquele cliente que esqueceu a carteira em casa ou simplesmente só usa cartões virtuais por questão de segurança. 

Se um consumidor não encontrar a forma de pagamento que melhor cabe em seu bolso no momento da compra, as chances de desistência são grandes. No entanto, investir em novas formas de pagamento é uma estratégia para reduzir esse risco.

4. Se adaptar às necessidades e preferências do consumidor

Com tantas mudanças acontecendo no mercado, o comportamento do consumidor também muda e a busca por comodidade e praticidade exige adaptações nas empresas. Os meios de pagamento preferidos pelos brasileiros já não são mais os mesmos e os empreendedores precisam estar prontos para esse novo cenário.

Fique por dentro dos principais destaques sobre meios de pagamento no varejo brasileiro de acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo:

  • 66% dos brasileiros preferem usar cartão de crédito como meio de pagamento em lojas físicas e 64% débito, sendo as duas formas de pagamento mais utilizadas
  • O pagamento móvel via aplicativo já é oferecido por 62% das empresas e 21% dos consumidores já usam esse meio de pagamento em lojas físicas
  • No e-commerce, o cartão de crédito parcelado é a opção mais usada pelo público
  • 89% das compras online são feitas por smartphone
  • 20% dos consumidores que ainda não fazem pagamento por aplicativos pretendem utilizar
  • 3 a cada 10 pessoas optaram pelo pagamento com boleto parcelado no último ano

5. Garantir o recebimento e evitar fraudes

Contar com opções seguras de pagamento é uma forma de proteger a saúde financeira da empresa. Afinal, golpes como clonagem de cartões, falta de fundos e demais problemas com cédulas e cheques estão aí e podem prejudicar a credibilidade do negócio. Logo, oferecer formas de pagamento diversificadas é um jeito de proteger a empresa de fraudes.

6. Trazer inovação para o seu negócio

Que tal sintonizar a sua empresa com as novas formas de pagamento e com a evolução tecnológica?

Além das tradicionais compras à vista e parceladas no crédito, pagamento por débito, boleto ou até crediário, é possível inovar. Hoje, existem no mercado novidades como pagamentos por aproximação e até mesmo PIX, soluções acessíveis e instantâneas.

7. E, por consequência, aumentar o faturamento da empresa

Podemos dizer que todos os pontos positivos que a diversificação das formas de pagamento podem trazer para a sua empresa resultam aqui: no aumento do faturamento.

Como oferecer novas formas de pagamento impacta na decisão de compra dos consumidores, aumenta também as chances que comprem de você. Com isso, suas vendas serão maiores e resultados melhores.

Conclusão: novas formas de pagamento aumentam o faturamento!

Como vimos neste post, ampliar as possibilidades de pagamento para os consumidores só traz benefícios para o seu negócio. Uma inovação que gera ganhos não apenas para os clientes como também para toda a empresa. E o melhor é que, lá na frente, facilita até mesmo o seu planejamento financeiro.

Para acertar na escolha das formas de pagamento que passará a oferecer para o seu público, não esqueça de pesquisar as taxas cobradas. Lembre-se que elas não devem comprometer a lucratividade do negócio.

Veja algumas dicas extras sobre quais pontos observar para encontrar as melhores formas de pagamento para os seus clientes:

  • Conheça bem o seu público
  • Saiba como os consumidores que compram da sua empresa preferem realizar seus pagamentos
  • Analise as alternativas de pagamento oferecidas pelos concorrentes e descubra oportunidades de sair na frente
  • Avalie o valor das taxas que serão cobradas e quais delas melhor se adequam à realidade financeira do seu negócio
  • Verifique se a sua empresa consegue se integrar às novas formas de pagamento
  • Por último e não menos importante: prefira aquelas que garantem segurança ao usuário

Este post foi útil para você?

Esperamos que essa leitura ajude a inspirar mudanças positivas nas finanças da sua empresa.

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