As 5 melhores estratégias para o seu Varejo

As 5 melhores estratégias para o seu Varejo

Dicas que podem ser o diferencial para o sucesso do seu empreendimento.

Com as tecnologias e o varejo online ganhando cada vez mais força nos últimos anos, é importante revisar suas estratégias de negócio e garantir que o seu seja planejado de forma eficiente e atrativa para os clientes.  

Nós sabemos que de cara isso não parece uma tarefa tão fácil, mas aqui te damos ideias realistas para você implementar e fazer seu local de vendas crescer e instigar cada vez mais quem o frequenta! 


1 – Trace a jornada de compra do seu cliente 

É importante saber como seu cliente chegou até a decisão de compra. Sabendo seu comportamento de consumo, suas estratégias futuras irão se tornando cada vez mais assertivas. 

Para isso, o primeiro passo é sempre definir uma persona, que nada mais é do que um modelo de cliente médio do seu comércio, essa persona deve contém um nome, idade, costumes, interesses, profissão, renda etc (aqui você encontra um guia prático de como fazer isso); 

A partir da persona, você pode organizar as informações e descobrir onde/como/quando o seu negócio se encaixa na rotina do seu cliente. Tais informações são essenciais na hora de traçar suas estratégias, sempre testando coisas diferentes para aprimorar os resultados e não deixar o negócio estagnar. 

2 – Trabalhe o endomarketing junto com suas estratégias de vendas no varejo 

Você já parou pra pensar que o sucesso do seu negócio pode começar justamente de dentro dele? Sim, uma boa Comunicação Interna, também conhecida como Endomarketing, pode fazer todo o diferencial para suas vendas.  

 Colaboradores felizes, engajados, e satisfeitos com o ambiente de trabalho se tornam muito mais engajados para “vestir a camisa” da empresa, aumentando sua produtividade e fazendo diferença assim nos rendimentos do negócio.  

Aqui, pequenas ações podem gerar grandes resultados a longo e médio prazo!  

 
3 – Cross merchandising 

Você pode até não reconhecer essa prática pelo nome, mas com certeza já foi atingido por ela. O Cross Merchandising é uma estratégia de vendas em que o foco deixa de ser o produto, e sim a facilitação de uma experiência completa para o seu cliente, em especial no Varejo. 

Achou confuso? Eu te ajudo: sabe quando você vai até o corredor de bebidas do supermercado e se depara com carvão, álcool e espeto próximos uns aos outros? Ou então aquele pacote de pães de hot dog na frente da geladeira de salsichas? Isso é Cross Merchandising, o ato de você combinar a venda de produtos antecipadamente (e de certa forma, sutilmente) para os seus clientes, facilitando assim suas vendas e também a vida de quem compra! 

4 – Promoções, eventos e programas de fidelidade 

Aqui vale soltar a criatividade, criar um diferencial que marque a experiência do cliente positivamente, criando laços com o seu negócio, e o faça querer retornar.  

Sorteios de aniversário de tempo de loja? Segunda-feira do café? Decoração de Halloween? Todos esses exemplos são válidos para deixar uma impressão no seu consumidor e garantir a sua preferência na hora da compra.  

Lembre-se que essas são apenas ideias e você pode e deve adaptá-las para o seu tipo de negócio e a persona (que se você não tem uma ainda, te aconselhamos a criar uma o mais rápido possível). 

Precisa de mais inspiração? Comece a notar as ações dos concorrentes e de empresas de outros ramos que te instigaram e as adapte para o seu varejo! 

 
5 – Manter o relacionamento pós compra 

Além de saber a jornada de compra do seu cliente, e aplicar as diversas ações sugeridas neste texto, uma das melhores práticas de fidelização do seu público consumidor é através do relacionamento pós compra. 

Mas como manter esse relacionamento? Fácil, pesquisas de satisfação e e-mail marketing são ferramentas relativamente básicas e que podem trazer grandes resultados, te ajudando a aprender melhor quem é seu cliente, além de manter seu negócio constantemente em seu radar.  

Para se aprofundar nessas práticas recomendamos você ler esse artigo

Esperamos que com essas dicas, o seu varejo se destaque cada vez mais nas vendas!    

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